domingo, 14 de agosto de 2011

Hatsune Miku e seus criadores


Depois da grande estréia de Hatsune Miku nos EUA com o show Mikunopolis, Hiroyuki Itoh e Hiroyuki Sasaki Wataru (as duas pessoas mais envolvidas na criação de Hatsune Miku fora sua seyuu) passaram em São Francisco e acabaram cedendo uma entrevista ao site americano.



Hiroyuki Itoh é o CEO (diretor executivo) da Crypton Future Media e muitas vezes é chamado de “o pai da Hatsune Miku”



Wataru Sasaki foi o desenvolvedor do Character Vocal Series 01:. Hatsune Miku e continua a desenvolver o software VOCALOID.


Entrevista:



Como você acha que o concerto MIKUNOPOLIS  LA foi? Tudo correu conforme o esperado?
Hiroyuki Itoh: Como eu esperava? Bem, talvez não. O concerto correu bem. Wataru Sasaki: Eu acho que nós fornecemos algo que atendeu às expectativas dos fãs. No geral, eu acho que não era muito “americanizado” ou apresentado como estilo norte-americano de entretenimento. Não era muito sofisticado, e que acabou por ser uma coisa boa.
Crypton está visando melhorar a tecnologia utilizada nos concertos de alguma forma?
Hiroyuki Itoh: O concerto não é “completo”. Ele não existe em um formato idealizado ainda. É apenas uma das cartas na mesa. E como o público vai reagir a isso é algo que não podemos prever. Tem um aspecto experimental nele, e assim como tudo feito relacionado a Miku.


Você teve a chance de conversar com os  fã americanos da Miku na Anime Expo?Qual foi sua impressão sobre eles?
Hiroyuki ItohSim, nos conhecemos muitos fãs de AX. Eles já eram grandes fãs de anime, e a suas reações em geral foram muito positivas. A maioria das pessoas disse: “isso foi grande, por favor, faça de novo,” e esse tipo de coisas.
Que tipo de empresa foi Crypton antes de trabalhar no software VOCALOID?Como mudou desde então?
Hiroyuki ItohCrypton havia sido uma empresa de softwares relacionados ao som e estava trabalhando como distribuidora de softwares de música que fabricados fora do Japão. Nós importamos, distribuídos e localizamos esses tipos de produtos para o mercado japonês. Desde que começamos a trabalhar com VOCALOID, temos a adição de uma ampla gama de serviços. Vamos agora fazer a distribuição de música, edição de música, e prestar serviços aos criadores que fazem ilustrações, personagens e clipes de vídeo na sua maioria relacionados com a Hatsune Miku. Então, depois da Miku, que começamos a oferecer serviços para os não-criadores de musica.


Muitos fãs ficaram surpresos com a campanha publicitária Hatsune Miku Toyota, que parecia vir do nada. Como é que esta colaboração se originou? Hiroyuki Itoh: O plano em si veio da Toyota. Aceitamos sua oferta e respondemos com alguns conselhos. Foi assim que começou.




Houve alguma idéias interessantes ou conceitos para Hatsune Miku que foram abandonados antes da versão final foi lançada?
Hiroyuki ItohSim, havia muitas variações no começo, como roupas e música . Mas nós simplesmente não tivemos tempo suficiente, então tivemos que desistir de algumas das músicas.
Foi feita qualquer pesquisa para ver como os usuários respondem a voz de Hatsune Miku?
Wataru Sasaki: Tenho certeza deve haver alguém que tem gostos muito específicos, alguém que só gosta de um estilo voz robótica. Vocaloid é uma voz de robô, mas as pessoas normais podem pensar, “por que esta´voz é tão artificial?”. Usando a voz de um seyuu – que já “não é normal” – e misturá-la com um tipo robótico de voz, é claro que vai acabar como um som muito original. Por outro lado, se você comparar uma voz de robô para a voz de um bom cantor, ele soa muito mais normal. Eu queria mostrar uma voz que era bonita mas robótica, e que no resultado final continuaria bonita.
Houve muitas discussões entre fãs que realmente queriam ver um anime VOCALOID, enquanto outros pensam os personagens estão bem agora, sem uma história contínua . Onde você está na idéia de expandir os personagens e seu mundo?
Wataru SasakiAnimes são feitos por homens de idade (“ojisan” é a palavra que ele usa – PM). Eu acho que a imaginação dos fãs da Miku e as pessoas que pensam em músicas de diferentes estilos são uma maneira mais criativa do que anime. Eu tenho tanta expectativa para a geração jovem e quero que Miku seja um recipiente para a energia dessas pessoas. Nós não precisamos de anime porque eu acho que a criatividade dos produtores está em um nível superior isso. Eu quero manter os fãs cientes desse fato.
Muitas pessoas estão ansiosos para a estréia do VOCALOID software para outros idiomas, incluindo Inglês. Quais são alguns dos desafios na sua criação?
Wataru Sasaki: Contexto e significado pode facilmente mudar quando mudar algo em um idioma diferente. Enquanto o significado em diferentes línguas é o mesmo que em japonês, então tudo bem. Mas se o significado muda radicalmente, e o resultado final não soa “bonito”, então nós não queremos forçar-nos a localizar em um idioma diferente. Então esses são os desafios.
O que mais te surpreendeu sobre o fenômeno Hatsune Miku?
Hiroyuki ItohSó passaram-se cerca de dez anos desde que as pessoas começaram a usar a internet. E eu acho que ainda estamos no processo de descobrir o que pode ser feito com ela. Durante o processo de distribuir a internet para as pessoas, muitas coisas e indústrias serão substituídos por formas mais novas. Por exemplo: a música, e-commerce, ou sites de redes sociais como o Facebook. Talvez uma velha instituição como o telefone irá mudar para uma indústria totalmente nova em breve. Eu não vou dizer que Hatsune Miku pode destruir a indústria da música, mas … Estou ansioso para ela fazer algum tipo de impacto. Eu sinto que estamos envolvidos com algo muito novo. Quero que Miku seja algum tipo de símbolo ou ícone para a mudança das indústrias. Por uma questão de um futuro brilhante, espero que Miku vai ser reconhecido por isso.


Isso soa como a descoberta do átomo...
Hiroyuki Itoh. Sim, isso mesmo, assim como o átomo.
Você me disse antes que  ”Entender porque Hatsune Miku é tão popular entre os jovens de todo o mundo também lhe dará entendimento sobre o futuro do negócio do entretenimento “.O que você acha que o futuro do negócio do entretenimento parece?
Hiroyuki ItohEssa é uma pergunta difícil. Devemos perguntar: “Qual é o negócio do entretenimento?” É o negócio de entretenimento? Talvez o futuro do negócio do entretenimento não é mais negócio. Por exemplo, agora, um monte de pessoas estão desfrutando YouTube. Os conteúdos são feitas por usuários. O provedor não está fazendo isso como um negócio. O ato de fazer o conteúdo em si já é entretenimento. É que não há tanto dinheiro envolvido. Mas os consumidores respondem ao criador, respondendo com comentários e clicando em “gostei” . Eventualmente, o criador ou o provedor pode ter algum tipo de reputação ou valor e pode, finalmente, acabam fazendo negócio com isso. Ao deixar comentários e interagir, os consumidores não estão apenas consumindo. Agora eles estão moldando o negócio do entretenimento. Isso significa que, para consumir entretenimento é agora igual para a criação de entretenimento. Então, precisamos redefinir o significado de que o negócio é entretenimento. Que é o futuro do negócio do entretenimento. E Hatsune Miku é um desses experimentos.
Wataru Sasaki :
Agora, um monte de jovens estão consumindo bebidas energéticas e jogos na internet. Mas quem fez o jogo que jogam? O produtor do jogo. Mas quem acaba por ganhar dinheiro? Talvez o dono da empresa. As crianças mais lá estão desfrutando de um jogo, gastando seu dinheiro com isso, e caras mais velhos, que não têm nada a ver com fazer o seu entretenimento, ganham dinheiro. Eu simplesmente acho que não é legal. As pessoas que você não conhece, as pessoas que o usuário jogo não tem nenhuma relação , quanto mais você gasta o seu dinheiro, mais eles ganham. Isso é um fato. Isto leva a uma situação em que é cada vez mais difícil para os criadores ganharem a vida. Assim, o melhor é criar uma boa situação para os criadores e produtores e meios de oferecer um bom entretenimento que um monte de jovens desfrutarem. É por isso que redefinir o “negócio do entretenimento” significa é necessário agora. Esta é a parte que temos de mudar o nosso mundo.
” Não podemos negar que Miku é a vocal mais importante de Vocaloid. Isso pode irritar muitas vezes, mas foi ela (ou melhor, seus criadores) que abriram a real possibilidade criativa deste programa chamado VOCALOID para o mundo.
Muitos vocais não existiriam sem sua notoriedade, e muito provavelmente VOCALOID seria apenas um programa desconhecido, sem sua grande quantidade de fãs que mantem toda esta comunidade criativa funcionando.
Muita pessoas criticam VOCALOID pelo fato de ser uma voz computadorizada, acusando seus produtos de sem talento. Mas talento surge das mais diversas formas e utiliza as mais diversas ferramentas. A tecnologia deu a chance de milhares de pessoas se expressarem, libertando-as de um limite e mostrando que a arte não é um direito exclusivo de poucos. Se isso for errado, então não sei o que é certo.
Hatsune Miku foi a ferramenta abriu as portas para esse universo criativo. Mas quem criou esse universo foram os fãs. Espero que daqui alguns anos, ele continue de pé firme. Passou do tempo de apenas ser observador, é hora de participar e fazer parte.”


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